EDITAL DO FESTIVAL DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS

 REGULAMENTO

FESTIVAL DE EXPRESSÕES CULTURAIS






AURORA - CEARÁ

2021

1. DISPOSIÇÕES GERAIS 

1.1. O Festival de Expressões Culturais é uma iniciativa da EEMTI Tabelião José Pinto Quezado juntamente com o Grêmio Estudantil, visando identificar, valorizar e dar visibilidade à produção artística e cultural dos alunos matriculados na rede pública estadual de ensino. 

1.2. O Festival de Expressões Culturais tem por objetivos: a) promover a interação dos estudantes através da cultura pela participação em expressões artísticas pertencentes às manifestações culturais da coletividade que estejam presentes no cotidiano; b) oportunizar momentos para divulgar os talentos artísticos dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino; c) estimular a participação em atividades que contribuam para a formação global, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais, étnicas raciais ou sociais. 

1.3. O Festival de Expressões Culturais ocorrerá em fase única.

1.4. Para esta edição do Festival serão consideradas 4 (quatro) categorias: Desenho, Redação, Conto e Challenge Maquiagem.


2. INSCRIÇÕES 

2.1. Poderão se inscrever no Festival os estudantes matriculados na escola Tabelião. Todos os membros do trabalho inscrito devem ter matrícula ativa na mesma escola; 

2.2. As inscrições acontecerão de 02 a 06 de agosto de 2021 e serão realizadas pelo formulário. (LINK DO FORMULÁRIO: https://forms.gle/wB89pVdudJ82qN8y5 ) ou presencialmente na Escola Tabelião José Pinto Quezado (solicitar ficha às funcionárias Lucilene ou Natália). A única exceção é para a categoria Challenge Maquiagem cuja inscrição será feita nas redes sociais, conforme detalhado no ponto 4.4.2.

2.3. Cada estudante/artista poderá participar em até 4 (quatro) categorias deste regulamento com apenas 1 (uma) obra em cada.


3. PREMIAÇÃO 

3.1. A premiação para os primeiros colocados de cada expressão cultural, consiste em troféu e brinde surpresa, a ser definido pela Comissão Organizadora. 

3.2 A premiação ocorrerá em live realizada no dia 11 de agosto de 2021.


4. CATEGORIAS


4.1 Desenho

I. São os modos expressivos que utilizam técnicas de produção que manipulam materiais, constituindo formas e imagens que revelem uma concepção estética e 

II. poética. 

III. Serão aceitos como instrumentos de desenho: grafite, giz de cera, lápis, caneta e carvão. 

IV. Não serão aceitos trabalhos gerados, pintados ou colorizados por computador, xerox, fotografia, heliografia, impressão a laser ou deskjet. 

V. Todos os trabalhos de Desenho deverão ser originais, apresentados na dimensão de papel A4 padrão (297x210mm), com margens de 3 cm e com identificação no verso da obra constando: a) nome da obra; b) autor ou autora; c) nome da escola; d) série, turma e turno;

VI. Os desenhos que não se apresentarem neste padrão serão passíveis de desclassificação. 

VII. Serão considerados os seguintes critérios de avaliação: 

a) criatividade; 

b) originalidade; e 

c) composição (linha, forma, luz, volume, perspectiva, equilíbrio, qualidade plástica da técnica utilizada, harmonia da composição artística, pertinência entre a relação do título e a obra ).

VII. não serão aceitas fotos com manipulações do seu conteúdo e que modifiquem a imagem original.


4.2 Redação

4.2.1. Para fins deste Edital, constituem temáticas para a proposta de redação: “Desafios para combater a cultura do cancelamento na sociedade brasileira.

4.2.2.. O(A) candidato(a) concorrente deverá redigir o seu texto no modelo DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO, OBRIGATORIAMENTE manuscrito em folha pautada de caderno universitário (com dimensão aproximada de 27,5 cm X 20 cm), linhas numeradas de 1 a 30 e cabeçalho padrão (ANEXO I), seguindo as competências exigidas no Enem, a saber: 

- Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: o(a) aluno(a) deve conhecer as regras básicas de escrita e atender às normas gramaticais na construção do texto; 

- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: a compreensão da proposta de redação é o primeiro passo para que o(a) aluno(a) possa ter êxito em sua composição textual, de modo a evitar fuga ao tema. Ressalte-se que deve se tratar de texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, o que significa adotar um posicionamento crítico e reflexivo diante de determinada questão ou expressar sua opinião de modo claro e coerente, daí a importância da leitura de textos diversificados, para que se amplie seu repertório sociocultural. 

- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: não basta apenas apresentar dados e informações ou mesmo expressar sua opinião ou expor argumentos se o(a) aluno(a) não for capaz de selecionar, entre estes, aqueles que de fato apresentam pertinência com o tema proposto. É importante saber organizar as ideias e apresentar a sua interpretação para a situação-problema em questão, estabelecendo relações lógicas e coerentes e fazendo a sua leitura da realidade, a fim de demonstrar seu ponto de vista em relação ao tema proposto. 

- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: além da seleção adequada dos argumentos, conforme item anterior, é necessário organizá-los no texto de modo lógico e coerente. Devem ser utilizados os elementos de coesão textual e/ou os organizadores argumentativos, como, por exemplo, advérbios, locuções adverbiais e conjunções, estabelecendo relações adequadas entre termos e também entre os parágrafos, sobretudo no desenvolvimento do texto, a fim de que o sentido seja construído de maneira clara e objetiva. Deve-se também saber utilizar um repertório linguístico ou vocabular adequado ao tema e aos objetivos do texto. 

- Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: partindo-se de uma proposta de redação que apresenta uma situação-problema, é possível concluir que toda a construção da argumentação deve ter como objetivo a apresentação de possíveis soluções para a questão levantada. A solução, porém, deve resultar de uma relação lógica e coerente com os argumentos, opiniões, informações e dados apresentados no desenvolvimento. É aconselhável aos alunos cautela diante de seu posicionamento a respeito de determinadas questões consideradas delicadas nas sociedades contemporâneas. Entre elas, o preconceito racial, social e/ou religioso, a prática de tortura ou a apologia à violência de qualquer espécie, pois as ideias e/ou concepções retrógradas acerca desses temas vão de encontro às conquistas sociais, políticas e culturais sedimentadas por anos de luta por justiça social e respeito à integridade humana. 

4.2.3. Para efeito de correção, serão aceitas redações escritas entre 8 (oito) a 30 (trinta) linhas, a contar do seu título. 

4.2.4. A redação deverá ser redigida de próprio punho, da forma legível, com caneta esferográfica de tinta preta, prezando pela apresentação e ausência de rasuras. 

4.2.5. Serão DESCONSIDERADAS as redações que: 

- Não obedecerem aos critérios deste Edital, bem como as que fugirem aos temas propostos no item 4.2.1; 

- Apresentarem proposta de intervenção que fira os direitos humanos

- Apresentarem um número inferior de linhas especificado no item 4.3; 4.5.4. Forem entregues digitadas; 

- Forem entregues individualmente ou em conjunto fora do prazo estabelecido neste Regulamento em qualquer uma das etapas do Concurso;


4.3 Conto

4.3.1. Um conto é uma produção literária de ficção, caracterizada por uma narrativa curta, composta por poucos personagens, enredo breve, clímax e exposição de ponto de vista; 

4.3.2. A formatação do conto deve seguir os seguintes padrões: margem superior 3cm, direita 2cm, inferior 2cm, esquerda 3cm. Fonte times new roman ou arial, tamanho 12, espaçamento recuo 1,25cm na primeira linha de cada parágrafos, entrelinha 1,5cm, alinhamento justificado, respeitando o limite máximo de até duas páginas. 

4.3.3. O Conto deverá identificar em sua capa: a) nome da obra; b) autor ou autora; c) nome da escola; d) série, turma e turno; e) município da escola;

4.3.4. Os contos que não se apresentarem neste padrão serão passíveis de desclassificação. 

4.3.5. O estudante/artista assume a autoria e a originalidade do conto inscrito. 

4.3.6. Serão considerados os seguintes critérios de avaliação: a) criatividade; b) originalidade; e c) compreensão Textual. 

4.3.7. A tema é livre.


4.4 Challenge Maquiagem

4.4.1. O Challenge Maquiagem é um concurso cultural que tem como objetivo estimular o aprimoramento artístico de maquiadores da escola.

4.4.2. Para participar o candidato deverá, como obrigação, postar um vídeo de maquiagem para a inscrição em seu instagram com as marcações e hashtags: #Tabeliãochallenge #Makechallenge #maquiagem @escola.tabeliao @estundantilvoz

4.4.3. O vídeo deverá ter no máximo 30 segundos de duração e estar no formato 4:5.


5. DISPOSIÇÕES FINAIS 

5.1. As datas constantes neste Edital podem ser modificadas a critério da Comissão Organizadora. 

5.2. Os casos omissos serão analisados e resolvidos pela Comissão Organizadora. 5.3. Mais informações poderão ser obtidas prioritariamente pelo e-mail: vozestudantillz@gmail.com





Aurora - Ceará, 26 de agosto de 2021. 









Jonnatha Borges Dantas

Presidente do Grêmio Estudantil da EEMTI Tabelião José Pinto Quezado


TABELIÃO

Unidade de ensino voltada para a aprendizagem contínua e a formação cidadã.

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